InícioPublicaçõesArtigosPastoral Vocacional

Pastoral Vocacional

Escutar o chamado de Jesus de Nazaré e dar um sim autêntico ao seu Evangelho, é aceitar o doce convite de Jesus para que a Ele nos estreitemos vinculando nossa vida a sua vida. Na escola de Jesus, convivendo com Ele, iremos descobrir dois aspectos fundamentais na vida cristã: Primeiro, que foi Cristo que nos escolheu. Em segundo lugar, Jesus nos escolheu para que estivéssemos com Ele e para nos enviar a pregar o seu Evangelho a todos os povos, gentes e nações, para que o mundo creia que Ele é o Senhor, Redentor e está no meio de nós (Cf. Mc 3,14).

A vocação apresenta algumas dimensões fundamentais: “Chamado-Resposta-Envio-Missão”. Essa dinâmica acontece no diálogo entre Deus e a pessoa chamada. Os relatos bíblicos nos fazem compreender esse bonito processo. O livro do Gênesis, 12, 1-9, apresenta o chamado de Deus a Abraão: “Saia de sua terra, do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Eu farei de você um grande povo, e o abençoarei; tornarei famoso o seu nome, de modo que se torne uma bênção”. Essa narrativa é cercada de expressões de misericórdia e ternura do Senhor da Messe.

A iniciativa do chamado é sempre de Deus, sinal e expressão máxima da caridade, misericórdia e compaixão. E todo aquele que é chamado, é também encorajado e cercado de carinho e proteção.

Com o seu SIM, tantos homens e mulheres como Abraão, Maria e os apóstolos, acolheram o Projeto Redentor do Pai, de libertar o seu povo da escravidão, do pecado e da morte.

Celebrando o mês das vocações, aconteceram em nossa diocese dois encontros, um a nível paroquial e outro a nível diocesano e outros já estão planejados ainda para este ano.

“Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que nascesses, eu te consagrei …” (Jer 1,5).

Toda vocação traz em si uma missão. E se a vida é nossa primeira vocação, devemos dar a Deus uma resposta. E para responder é preciso fazer uma escolha, pois toda resposta vocacional exige uma escolha.

A Pastoral Vocacional de nossa diocese quer apresentar aos jovens e adolescentes os distintos caminhos do serviço do Senhor e do seu Reino: como leigos engajados nos diversos âmbitos da vida social; casados que assumem o compromisso do matrimônio; consagrados por causa do Reino dos Céus; e ministros ordenados a serviço do povo, nas diversas comunidades de fé”.


Jovem, você acredita no poder transformador do Evangelho?

Entre em contato conosco pelo telefone: 62 9 9966 – 3800 (Seminarista Fausto) ou pelo link: https://www.facebook.com/pvdiocesedegoias/

“Vocação não é só chamado é também resposta…

Qual será a sua?”

Seminarista Adelmar Fernandes

Pascom Diocese de Goiás

 

Últimos Artigos

Maria, discípula-missionária e portadora de vida

spot_imgspot_img