InícioNotíciasIgreja DiocesanaSegunda etapa da Escola Bíblica de Jovens da PJ Região São Patrício

Segunda etapa da Escola Bíblica de Jovens da PJ Região São Patrício

Pastoral de Juventude da Diocese de Goiás, região São Patrício em parceria com o CEBI-GO, realiza a segunda etapa da Escola Bíblica de Jovens, com o tema “Jesus Histórico”.

Conhecendo Jesus com saberes e sabores de nossa cultura.

Chegamos cheios de animação, agitados/as e ansiosos/as para a nossa tão sonhada II Etapa, a qual estávamos contando os dias, fazendo planos, relembrando momentos e imaginando o quão legal essa nova etapa seria.  Matamos a saudade uns/umas dos/as outros/as, descontraímos e com nostalgia falávamos sobre a I Etapa.

Já dentro do salão, a assessora da etapa foi apresentada e não poderia ter sido melhor escolhida: Mercedes, que encantou a todos logo de cara com seu jeito e espirito jovem; e estava também o Pedro Caixeta, que já conhecíamos da I Etapa e nos acompanha enquanto CEBI-GO, com toda sua simplicidade e prestação.

Iniciamos então o nosso estudo sobre o “Jesus Histórico”. Trouxemos dúvidas que brotaram após a I Etapa sobre a vida de Jesus, a respeito de sua infância e adolescência.  Relembramos sobre o Jesus que nos fora contado quando éramos crianças e o Jesus que é representado nas imagens. Partimos daí e descobrimos que Jesus também foi gente como a gente, que foi criança, cresceu e tinha necessidades assim como todos/as nós, quebramos o estereótipo de um Jesus que só fazia milagres e que era inatingível.

Através das diversas passagens e dos mapas estudados, aprendemos não só sobre Jesus, mas também sobre a sociedade a sua volta, o contexto histórico e a geografia da época. Foi também onde aprendemos diversos costumes e particularidades de outras culturas e religiões, que nos deixaram ao mesmo tempo intrigados/as e maravilhados/as. Realizamos o Método do Tatu, trabalhamos a exegese e a hermenêutica aprendidos na primeira etapa, e também realizamos representações em forma de teatro.

Durante a noite, realizamos um momento de oração onde lembramos do querido Padre Gisley, defensor da juventude; e rezamos ainda nossas atuais lutas dentro da sociedade. Tivemos logo em seguida uma festa de São João com tudo que tem direito e que foi “mior de bão sô”!

Pela manhã, retornamos cansados/as, mais ainda com sede de conhecimento, relembramos grandes nomes que nos inspiram na luta e fizemos o uso de parábolas, para as quais também houve encenação.

Após o almoço, partimos de volta para casa, não do mesmo modo que chegamos, pois agora levamos conosco um novo conceito, um conceito de um Jesus que era de tudo um pouco: médico, professor, psicólogo, defensor, guia, dentre muitas outras coisas. Saímos também com a missão de pregar sobre esse Jesus humano e levar seus gestos para o nosso dia-a-dia, mas acima de tudo.

A despedida veio com mais saudades do que quando chegamos, pois, cada etapa é diferente e em cada uma delas temos experiências diferentes, mas uma coisa é certa: saímos já contando os dias para a chegada da III Etapa!

Texto e fotos: Sâmela Lobo.

Últimas notícias

CNBB publica nota sobre eventos climáticos extremos e pede correção de...

spot_imgspot_img