No período de 28 a 30 de novembro aconteceu na Paroquia Divino Pai Eterno, na cidade de São Patrício, três dias de formação para animadores de comunidades, pastorais, catequistas, ministro extraordinário da eucaristia e da palavra e demais lideranças.
Os temas abordados nos dias de formação foram: ser catequista, catequese catecumenal e como e porque avaliar. Os temas foram assessorados pela Ir. Maçumi Tomooka e pelos leigos Edivanio Antonio e Valdivino.
No dia 29, sábado das 19h30 às 22h, com assessoria de Edivanio Antonio de Ceres, abordou o tema ‘Catequese Catecumenal’ que fez uma linha do tempo desde os primeiros séculos da Igreja passando pelo Vaticano II até a Conferência de Aparecida em 2007, para a compreensão do termo e a necessidade de uma Igreja sempre a caminho que uma fé e vida, conhecimento e ação.
O grupo colocou sua compreensão da catequese e partilhou ações que vem sendo realizada na comunidade com destaque para a ação sócio transformadora em andamento que é a recuperação das nascentes do município.
Outro ponto que o assessor destacou é que o próprio encontro resulta num processo de catequese, pois, reúne pessoas ligados as pastorais, comunidades, ministérios, grupos de serviços além de pessoas que apenas participam das celebrações.
Pe. João acompanhou o encontro e animou o facilitador e todo o grupo.