InícioNotíciasIgreja DiocesanaGratidão a Dom Eugênio Rixen

Gratidão a Dom Eugênio Rixen

Ao longo dos últimos meses, dom Eugênio percorreu todas as paróquias da diocese de Goiás, celebrando com o povo e agradecendo aos padres, religiosas(os) e aos fiéis leigos e leigas que caminharam com ele, durante os 21 anos em que esteve à frente da diocese.

Em todas as paróquias foram muitas as manifestações de carinho e gratidão a Dom Eugênio. E como forma de externar a gratidão de toda a família diocesana, publicamos trecho da mensagem dirigida a ele, quando celebrou em Ceres, no dia 08 de agosto.

[…] Assim Dom Eugênio, quis a Caridade, colocar diante de todos os goianos e de modo particular dos ceresinos, alguém que pela simplicidade, disponibilidade, proximidade e fortaleza, nos apontasse o caminho que leva ao Pai. Caminho, que o próprio Cristo percorreu.

Neste dia especial, o nosso agradecimento vai em primeiro lugar a Deus que nos criou e chamou para nos colocar a serviço do seu Reino, na Igreja e na comunidade.

A comunidade não é propriedade de nenhum ser humano, não é do bispo, não é do padre. A Igreja/comunidade é de Deus, que escolhe homens e mulheres para guiá-la. E como nos revela a Sagrada Escritura, cada qual exerça seu trabalho, uns com maior, outros com menor responsabilidade.

Nosso segundo agradecimento vai ao senhor que ao longo desses 21 anos conduziu a Igreja Particular de Goiás com sabedoria e humildade. Sabedoria, pois, não chegou como alguém que já tem um plano pastoral pronto a ser implantado. Ao contrário, escutou os agentes de pastorais, as lideranças e o povo. Com o senhor, tivemos a graça do Pastor que tem o cheiro das suas ovelhas.

E isso podemos perceber na sinodalidade e colegialidade que marcaram seu ministério pastoral em nossa Diocese, refletido fortemente na maneira de ser da Igreja de Ceres. Reforçando a importância dos fiéis leigos e leigas serem sujeitos da sua história, na Igreja e na Sociedade.

Dom Eugênio, outra virtude que destacamos no senhor é a humildade, seja no seu jeito de ser, seja na forma como conduziu a diocese, nas reuniões, assembleias pastorais, encontros com autoridades e, em tantos outros momentos. Sempre demonstrou modéstia e simplicidade.

Externamos ainda, nossa gratidão pelo cuidado que tem com as questões sociais. E aqui em nossa cidade, temos dois grandes exemplos, um, o Hospital São Pio X, que há 74 anos é uma obra de Deus a serviço do povo.

O segundo, por acreditar que a missão da Igreja é evangelizar também, por meio da educação. O senhor assumiu o Colégio Imaculada Conceição, junto com um grupo de pais, ex-alunos, ex-funcionários e amigos do colégio.

Ressaltamos que somos muito gratos por esse gesto, pois, quando imaginávamos que a história terminava, na verdade recomeçava com mais força.

Dom Eugênio, saiba que a sua proximidade física e a maneira como se fez presente no nosso meio, gerou também uma proximidade afetiva muito grande, entre o bispo e a comunidade. Por esses motivos e tantos outros que guardamos na memória, em nome do Pe. Severino José da Silva, das Irmãs Franciscanas de Allegany, do Conselho Pastoral Paroquial, do Conselho Econômico Administrativo, Sociedade São Vicente de Paulo, Associação Hospital São Pio X, Associação Educacional Imaculada Conceição, dos diversos grupos, pastorais, movimentos, serviços, capelas e comunidades rurais e urbana de nossa paróquia, externamos nossa gratidão. Muito obrigado, Dom Eugênio, por esta presença tão forte e significativa que nos confirmou na fé, nos orientou no caminho do bem e infundiu em nós pensamentos e gestos de esperança, nos convidando ao seguimento fiel de Jesus Cristo, sendo uma Igreja missionária, sinodal, simples, e que cuida uns dos outros.

Nosso muito obrigado!

 

Últimas notícias

CNBB publica nota sobre eventos climáticos extremos e pede correção de...

spot_imgspot_img