Nunca foi tão necessário a ESCUTA como na atualidade. Ela é um cuidado pastoral de urgência em tempos de pandemia. Serviço discreto e silencioso, com autenticidade para que a pessoa possa confiar em quem a está escutando. Este serviço já é realizado pela Igreja, de modo particular por religiosos e ordenados. Porém, a Igreja no Brasil tem incentivado desde 2004, este serviço como uma ação evangelizadora, tendo como finalidade “criar espaços de escuta”. Ação essa que já levou muitas paroquias a criarem a Pastoral da Escuta.
O momento atual, nos desafia a preparar leigos e leigas para o serviço da escuta. E o objetivo é atender as pessoas que buscam conversar sobre suas necessidades e inquietações. Portanto, a Diocese de Goiás realizará, neste sábado, 15 de maio, das 14h às 17h, formação virtual, sobre o “Serviço da Escuta”.
O encontro de formação será assessorado pelo Pe. Deolino Pedro Baldissera, da Sociedade do Divino Salvador. Ele é bacharel em Filosofia e Teologia. Tem licenciatura plena em Pedagogia e mestrado em Psicologia pela Universidade Gregoriana de Roma, com especialização em Psicologia Clínica. Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-SP.
Sabemos que este serviço exige de nós a capacidade de escutar e aconselhar, portanto, a partir deste encontro virtual e de acordo com a realidade de cada paróquia de nossa diocese, somos convidados a implementar este serviço. Para isso, compreendemos a importância de ampliar o número de pessoas para escutar. Sendo assim, é importante contar com a participação dos leigos e leigas que atuam nas áreas da saúde, educação, assistência social, psicologia e em pastorais afins.
Por Edivanio Antonio
Coordenador Diocesano da Pascom