InícioNotíciasIgreja DiocesanaDiocese de Goiás realiza DNJ 2014 em Sanclerlândia

Diocese de Goiás realiza DNJ 2014 em Sanclerlândia

O domingo 19 de outubro amanheceu na cidade de Sanclerlândia com muitas cores e sorrisos de “boa chegada”, com mais de 500 jovens de todos os cantos da Diocese de Goiás chegando para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), este ano com o tema “Juventude e Tráfico Humano” e o lema “Feitos para sermos livres, não escravos”.
Logo na chegada com café da manhã e credenciamento os/as jovens mostravam muita disposição, mesmo com a temperatura passando dos 35°C. Eram abraços, fotos, músicas, (re)encontros e muita energia para vivenciar a programação intensa durante todo o dia. Durante a abertura do encontro os/as coordenadores diocesanos da Pastoral da Juventude, João Marcos Pikarid, e do Ministério Jovem, Mayara Lima, saudaram os/as presentes com as boas vindas e votos de um bom encontro com muita animação, dizendo de todo o processo de preparação e organização da atividade.

Logo em seguida saíram em caminhada contra o Tráfico Humano por algumas ruas da cidade, reforçando a defesa da vida da juventude, contra a violência e extermínio de jovens e renovando o compromisso com a Opção Fundamental da Diocese de Goiás.

Um dos momentos mais bonitos do DNJ foi a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Eugênio Rixen, e co-celebrada por vários padres que acompanhavam jovens de suas paróquias e todo povo presente. A liturgia da Missa contemplou todas as formas de tráfico de pessoas e fez com que a juventude bebesse na fonte da Palavra a água que fortalece a caminhada. Dom Eugênio parabenizou os/as jovens pelo bonito encontro e chamou atenção para o compromisso cristão de zelar pela vida uns dos outros.
Durante o almoço, os/as jovens fizeram apresentações culturais (danças, músicas, teatro..) que prepararam em seus grupos de jovens. Foi um momento de desconcentração e descanso à sombra das árvores e tendas à frente da Igreja para reabastecer as energias para as atividades no período da tarde.

Após o momento cultural, divididos/as em sete grupos, chamados de tendas temáticas, os/as jovens refletiram sobre vários temas: Enfrentamento ao Tráfico Humano, Comunidades (vida em grupo), Evangelho de Mateus, Juventude e Cidadania, Violência e Extermínio de Jovens, Cultura Midiática e Afetividade e Sexualidade. Para a realização das tendas contamos com a colaboração de amigos/as assessores/as, companheiros/as da caminhada da Diocese de Goiás. Ir. Ana Maria, Pedro Caixeta, Ir. Mercedes, Jaciara Pires, Pe. Geraldo, Berg Matutino e Romênio Sousa foram os/as assessores/as dos grupos de conversa, respectivamente.

Ao final das tendas, com um delicioso pão com carne de lanche, aconteceu um momento de síntese e partilha do que foi discutido em cada tenda temática. Em todas elas se destacou a necessidade do compromisso de cada pessoa no combate ao tráfico humano, em todos os espaços e em todas formas.

Encerrando a programação, o pároco de Sanclerlândia, padre Daniel Bertuzzi agradeceu à todos/as que colaboraram com a realização do DNJ e deu a bênção do envio para que todos/as sejam profetas de um novo mundo e uma nova sociedade!

#DNJ2014    #JuventudeETráficoHumano     #IgrejaVivaIgrejaJovem

Últimas notícias

CNBB publica nota sobre eventos climáticos extremos e pede correção de...

spot_imgspot_img