Nos dias 18 e 19 de março, as mais de 90 pessoas entre padres, religiosas e religiosos e leigos e leigas, representando os 23 municípios da Diocese de Goiás, estiveram reunidos no Centro Diocesano de Pastoral.
O objetivo principal da coordenação foi o processo de preparação da Assembleia Diocesana que iniciou- se em novembro de 2016 e será concluído em abril de 2018, com a realização da 20ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Goiás. O método escolhido para o trabalho foi: ver, julgar e agir.
A proposta é que ao longo do ano possamos debruçar sobre cada um dos aspectos do método, e assim, escutar o maior número de pessoas possível nas comunidades.
A partir dos trabalhos definiu- se três momentos em 2017: de março a gosto o VER, de agosto a dezembro o JULGAR e de dezembro a abril o AGIR. Os assessores convidados para ajudar no processo de assembleia, foram Alessandra Miranda, assessora de Direitos Humanos da Cáritas Brasileira e o Padre Manoel Godoy, professor na Faculdade Jesuíta e Instituto Santo Tomás de Aquino em Belo Horizonte, MG.
Na celebração eucarística no domingo pela manhã, Dom Eugênio destacou que o evangelho que narra o encontro de Jesus com a Samaritana reforça o caminho escolhido para a Assembleia Diocesana: “Precisamos ir ao encontro das pessoas, dialogar com elas e fazer desse encontro algo que transforme nossa vida, assim como o encontro de Jesus com a Samaritana que a encantou ao ponto de torna-se discípula do Cristo”. Concluiu dizendo: “Que a memória do passado se torne esperança para o futuro”!