InícioNotíciasIgreja DiocesanaDiácono Salvador, recebe ordenação presbiteral

Diácono Salvador, recebe ordenação presbiteral

Vinte de dezembro de 2015 (domingo) foi um dia de muita graça para a Di­o­cese de Goiás e para a família do Diácono Salvador Antonio Nascimento dos Santos. Ele, que tem suas raí­zes na Pa­ró­quia Nossa Se­nhora Aparecida, em Guaraita, foi or­de­nado pres­bí­tero pe­las mãos do bispo Dom Eugênio Rixen, bispo diocesano de Goiás, na Igreja Matriz Nossa Se­nhora Aparecida, em Guaraita.

A Santa Missa foi con­ce­le­brada por di­ver­sos padres da Diocese de Goiás, bem como, de Santarém, Porto Velho e Curitiba. Além, de Di­ver­sos ami­gos e pa­ren­tes es­ta­vam na as­sem­bleia, en­tre eles, sua mãe, seu pai e seu irmão.

Na ho­mi­lia, Dom Eugênio re­cor­dou que: “Salvador foi marcado pelo espírito missionário. Fez missão em Santarém, Porto Velho e uma pós-graduação em missiologia em Curitiba, além de participar de muitas Santas Missões Populares”, disse o bispo.

Dom Eugênio ainda des­ta­cou que “Como padre, nossa vida não nos pertence mais, mas a Deus e ao povo. Salvador ajude-nos a manter este espírito missionário! ”

Devido a quantidade de pessoas que participaram da cerimônia a celebração foi campal. Muito emo­ci­o­nado, o agora Pe. Salvador, ressaltou a frase: agra­de­ceu a to­dos que tor­ce­ram e ora­ram por ele, e tam­bém a quem aju­dou a pro­por­ci­o­nar aquele mo­mento, res­sal­tou. “Es­tou muito fe­liz. É um dia de muita graça, fe­li­ci­dade em ver tan­tas pes­soas co­nhe­ci­das que me aju­da­ram nesta ca­mi­nhada. Agra­deço ao dom que Deus me deu, à mi­nha família que sem­pre me acom­pa­nhou, e a to­dos fa­mi­li­a­res e ami­gos”, concluiu.

Confira abaixo a integra da homilia de Dom Eugênio Rixen, por ocasião da ordenação Presbiteral do Diácono Salvador Antonio Nascimento dos Santos.


HOMILIA DO 4º DOMINGO DO ADVENTO

1. O “sim” e a missão

Depois do “sim” de Maria a Deus: “Eis aqui a serva do Senhor” e a resposta: “Para Deus nada é impossível!”, Maria foi ao encontro da sua prima Isabel, mulher de idade, grávida de João Batista.

Isabel disse: “Bendito és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” e “Bem-aventurada aquela que acreditou porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Maria partiu em missão, foi levar Jesus a Isabel.

Salvador foi marcado pelo espírito missionário. Fez missão em Santarém, Porto Velho e uma pós-graduação em missiologia em Curitiba, além de participar de muitas Santas Missões Populares. O papa Francisco nos pede para sermos uma Igreja missionária, irmos às periferias geográficas e existenciais. Como padre, nossa vida não nos pertence mais, mas a Deus e ao povo.

Salvador ajude-nos a manter este espírito missionário!

2. “Seja feita a tua vontade!”

Na carta aos hebreus, o autor escreve: “Tu não quiseste, nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado”

De fato, na época, o povo oferecia animais para pedir favores a Deus. Deus queria muito mais que isso. Por isso o texto continua: “Eis-me aqui! Eu vim para fazer tua vontade!”

Celebrar a eucaristia não é em primeiro lugar praticar ritos, mas participar do mistério pascal – paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Celebrar a eucaristia – principalmente o presente da celebração – é fazer da própria vida uma páscoa: morrer com Jesus para ressuscitar com ele. Identificar sua vontade com a vontade de Jesus. Dizer como Paulo: “não sou mais eu que vive, é Cristo que vive em mim”.

Salvador, você vai agora celebrar a eucaristia com o povo. Que a sua vida seja eucaristia! Que a Palavra de Deus e a comunhão no corpo e no sangue de Jesus faça de ti outro Cristo, identificando-se com a sua vontade. Que a sua primeira eucaristia seja celebrada com a mesma intensidade que a última!

3. A serviço na misericórdia

Neste ano celebramos o Ano da Misericórdia. A exemplo de Jesus, seja misericordioso, “Seja misericordioso, como o vosso Pai é misericordioso”.

Misericórdia significa ter o coração junto ao miserável, aos sofridos, aos abandonados! O coração de Deus está perto dos humildes.

Salvador, como padre tenha um coração misericordioso. Faça dos pobres, dos sofridos seus preferidos. Através do sacramento da reconciliação, você pode manifestar a misericórdia, a bondade e a ternura de Deus. A confissão não é o sacramento do medo de Deus, mas da paz e da alegria.

Nunca se esqueça de que só pode exercer bem este sacramento da misericórdia quem a pratica com frequência.

4. Padre: homem da coordenação e da missão

O profeta Miquéias dizia na primeira leitura, falando do Messias que virá: “Ele apascentará com a força do Senhor! Os homens viverão em paz, pois ele mesmo é a paz!”

Salvador seja um bom pastor para o seu povo! O homem que cuida do seu rebanho, que sara as ovelhas feridas, que vai atrás das ovelhas perdidas, que afasta os lobos da comunidade, que leva o rebanho para águas refrescantes e para mesas fartas.

Salvador, seja um homem de paz, de humildade e de diálogo. Encontre no presbitério a sua nova família!

 

Últimas notícias

CNBB publica nota sobre eventos climáticos extremos e pede correção de...

spot_imgspot_img