Nos dias 18 e 19 de abril de 2015 estivemos reunidos no Centro de Pastoral Luís Ório para o II Seminário de Elaboração do Plano Diocesano de Formação. Estiveram presentes representantes das paróquias de Guaraíta, Itapuranga, Itaberaí, Cidade de Goiás, Jussara, Fazenda Nova, Ceres, Nova Gloria e Ipiranga.
Assessorados por Arilene Martins, Carmem Lucia Teixeira e Aurisberg Matutino do Centro de Juventude Cajueiro, refletimos sobre que linguagens, que comunicação e que metodologia da Educação Popular fazem abrir nossos olhos. Foi um fim de semana muito proveitoso pois refletimos nossas trajetórias pessoais e os contextos: social, político, econômico e religioso dos municípios presentes, problematizando a realidade.
Na noite do sábado (18/04) assistimos a uma peça de teatro chamada “A lição”, cujo tema central é a educação, apresentada pela Companhia Teatral Nossa Senhora dos Conflitos, dirigida por Sandro di Lima, no campus da UEG da Cidade de Goiás. A peça ajudou aprofundar sobre a relação professor-aluno, a metodologia do ensino e os rótulos que acabam matando a vontade de aprender.
A manhã do domingo (19/04) foi dedicada a refletir sobre os Meios de Comunicação Social, sua finalidade e seus artifícios para manipular as massas, a partir de uma dinâmica cujo tema é a Redução da Maioridade Penal. Percebeu- se como precisamos ter novas estratégias de comunicação e de meios alternativos para poder aproximar-nos com senso crítico da realidade da juventude, assim como a de outras temáticas e realidades.
Agora nos encaminhamos para o III seminário que acontecerá no dia 17 de maio de 2015, no Mosteiro da Anunciação na Cidade de Goiás sobre o tema “Cultura Popular”.