Encerrou-se na manhã deste domingo, 29 de abril, a XX Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Goiás. O encontro foi realizado no Centro Pastoral Diocesano “Luiz O’rio”, na cidade de Goiás-GO.
Mais de 130 pessoas entre padres, religiosas, seminaristas e representantes de todas as paróquias e áreas pastorais participaram do encontro junto ao bispo diocesano, Dom Eugênio Rixen.
Foram dias intensos de estudos, reflexões, orações e convivência fraterna acerca do tema central “Igreja Povo de Deus, centrada em Jesus Cristo e no frescor do Evangelho”, a memória dos 50 anos de assembleia foi o pano de fundo da XX Assembleia Diocesana de Pastoral.
A XX Assembleia Diocesana definiu o novo texto da Opção Fundamental e seis Urgências Pastorais, sendo elas; Igreja em estado permanente de missão; Igreja Casa da Iniciação à vida cristã; Igreja lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a favor da Vida Plena para todas as pessoas e Igreja: ambiente de protagonismo laical.
E como forma de colocar em prática as urgências, foram definidos também doze eixos, sendo eles: Comunidades Eclesiais de Base; Comunidade de comunidades, CEBs, setorização da Paróquia e outras comunidades; Opção preferencial pelos pobres; Justiça Social e Profetismo; Igreja em saída e missionária; Opção pelas juventudes; Opção pelas crianças e adolescentes; Ecologia Integral; Formação permanente do laicato; Famílias integradas na vida cristã; Processo catequético e Sustentabilidade Institucional ou Diocesana.
No final da assembleia foi apresentada a carta em defesa da democracia em seguida aconteceu a celebração eucarística de encerramento da XX Assembleia Diocesana de Pastoral.
Confira na integra a Carta em defesa da democracia.