InícioNotíciasIgreja DiocesanaMissa de abertura do Centenário Natalício de Dom “Tomas Balduíno” in memoriam

Missa de abertura do Centenário Natalício de Dom “Tomas Balduíno” in memoriam

Hoje, 10 de dezembro, Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o bispo da diocese de Goiás, Dom Jeová Elias, presidiu a missa de abertura do Centenário Natalício de Dom “Tomas Balduíno” in memoriam, que será realizado entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, com o tema: ‘Semeador da Esperança’.  Durante esse período serão realizadas várias atividades em comemoração ao seu centenário natalício.

A celebração aconteceu na Catedral Sant’Ana, na cidade de Goiás, e contou com a participação de um número significativo de pessoas.

Em sua homilia, Dom Jeová Elias, destacou: “não conheci pessoalmente dom Tomás, mas essa história nós não ignoramos e tentamos respeitar, acolher e continuar”. Ressaltou: “celebrar alguém é celebrar a fidelidade a Jesus Cristo e ao seu Evangelho. E colocar em destaque as bandeiras dessas pautas, é nos motivar  para sermos fiéis ao projeto de Jesus Cristo”. Por fim, disse: “Certamente, dom Tomás buscou viver essas bandeiras… não foi fácil, não é fácil e não será fácil, as consequências sempre vêm a um preço alto a pagar, Jesus pagou um preço alto… Tomás, com certeza também foi perseguido por defender essas bandeiras”, afirmou Dom Jeová Elias.

Dom Eugênio Rixen, bispo emérito de Goiás, não esteve presente, pois já tinha compromisso em outro estado, mas encaminhou a mensagem a seguir:

“Dom Tomás marcou profundamente a minha caminhada. A vida profética dele a favor dos Povos Indígenas e dos Sem-Terra ficou conhecida no Brasil inteiro e em vários países do exterior! Até o fim da sua vida, ele lutou com aqueles e aquelas que queriam uma vida mais digna. Me lembro ainda quando celebramos seus 90 anos no Centro Diocesano de Pastoral, com a presença de dom Pedro Casaldáliga. Foi um momento muito emocionante ver estes dois profetas juntos na diocese de Goiás! Tentei continuar esta luta pela vida do homem do campo. Lembro com saudade a luta pela terra dos acampados: Dom Tomás, São José do Descanso e São Domingos!

Com a ajuda da CPT, conseguimos lutar para uma agricultura ecológica e levar alimentos saudáveis na mesa do nosso povo!

Dom Tomás transformou profundamente a nossa diocese no espírito do Concílio Vaticano II, incentivando a participação dos leigos e leigas, como a vida das religiosas, nas atividades pastorais!

Que o ideal de dom Tomás continue presente na nossa diocese!” 

Dom Eugênio Rixen, bispo emérito de Goiás.

Confira a integra da celebração clicando aqui ou acessando nosso canal no YouTube.

 

Últimas notícias

CNBB publica nota sobre eventos climáticos extremos e pede correção de...

spot_imgspot_img