InícioNotíciasIgreja DiocesanaDiocese de Goiás presente nas cerimônias do velório de dom Pedro Casaldáliga

Diocese de Goiás presente nas cerimônias do velório de dom Pedro Casaldáliga

Dom Eugênio Rixen, bispo emérito de Goiás (GO), juntamente com Pe. Geraldo, Pe. Wellington, Pe. Augusto, Daniel Carvalho e Fernando, estão na Prelazia de São Felix do Araguaia, representando a Diocese de Goiás nas cerimônias do velório de dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), falecido no último sábado, 8 de agosto.

Dom Pedro, foi contemporâneo de outros líderes da igreja católica, como Dom Hélder Câmara, Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Tomás Balduíno.  Foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Tinha uma relação muito próxima com Dom Tomás Balduíno e com a Diocese de Goiás, a qual chamava de irmã mais velha.  Dom Pedro é conhecido pelos trabalhos pastorais ligados aos direitos humanos, causa indígena e contra a violência nos conflitos do campo, chegando, inclusive, a ser ameaçado de morte em 2012, após embate judicial contra latifundiários, ocasião em que trabalhou ao lado dos direitos dos índios xavantes.

Em Ceres, onde a diocese administra o Hospital São Pio X, por várias vezes Dom Pedro esteve para tratamento médico, pois tinha uma relação muito próxima e de confiança com Dr. Antonio Araújo, seu médico de longos anos. Em sua última internação no hospital, em agosto de 2015, dirigiu-se ao então diretor da instituição, deixando a seguinte mensagem: “Fique firme na caminhada! Não esqueça os pobres! Não perca a esperança!” Que essas palavras nos façam firmes na caminhada e do lado dos pobres.

A despedida de dom Pedro em três cidades

A despedida de dom Pedro será realizada em três momentos especiais. Em Batatais, o corpo de dom Pedro foi velado no dia 08/08, sábado, a partir das 15h, na capela do Claretiano, no Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos. A missa de exéquias foi celebrada no domingo (9), às 15h, no mesmo local e aberta ao público em geral, além de ter sido transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0.

A partir de segunda-feira (10), o corpo de dom Pedro foi velado no Santuário dos Mártires, sem previsão de horário de chegada do corpo, abaixo fotos da missa no Santuario dos Mártires, nesta manhã, 11/08,  presidida por Dom Adriano Ciocca, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, concelebrada por  Dom Eugênio Rixen, bispo emérito da diocese de  Goiás, e Dom Nery, bispo de Juína MT e Presidente do Regional da CNBB do Oeste2 . Após a missa, o corpo de dom Pedro foi tranladado para a cidade de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, onde ocorrerá no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será no dia 12/08, após a missa às 8h da manhã no cemiterio dos Karajáss na beira do rio Araguaia.

 

Últimas notícias

CNBB publica nota sobre eventos climáticos extremos e pede correção de...

spot_imgspot_img