InícioNotíciasIgreja DiocesanaDiocese realiza formatura da Escola de Juristas Populares

Diocese realiza formatura da Escola de Juristas Populares

Na noite do dia 05 de outubro de 2019, às 19 horas no salão da Igreja Matriz de N. S. de Fátima, no Xixizão, aconteceu a Formatura da turma da Escola de Juristas Populares da Diocese de Goiás. Na oportunidade foram lançados o Livro e o CD “Versos e Proza no Xixá – Zé Mesmos e Luiz Garcia”.

A Escola de Juristas Populares é uma iniciativa da CPT, é um curso de formação para lideranças e agentes populares, que tem como objetivo socializar e multiplicar conhecimentos jurídicos e capacitar os envolvidos para a luta e defesa dos direitos humanos e sua efetivação em sua comunidade, promovendo a socialização de conhecimentos nas áreas em que frequentemente há o envolvimento de lideranças sociais, pastorais e comunitárias. Neste ano a Escola acontece em Itapuranga, com o tema Cidadania, Políticas Públicas e a defesa dos Direitos. A formatura ocorre na última etapa do curso.

O livro Versos e Prosas no Xixá: Zé Lemes e Luiz Garcia, é de autoria de Valtuir Moreira e Cláudio Tavares, traz toda a poética e musicalidade desses dois camponeses, tendo como objeto de suas representações a luta no/do campo, nas comunidades campesinas e sociabilidades que identificaram suas vidas. Ambiências mediatizadas nas assembleias do Sindicato dos Trabalhadores, na luta por saúde pública que em prol povo pobre e batalhador. Também integram esse escopo literário as reminiscências de migração, trazendo consigo um jogo constitutivo da arte narrativa que se representa nas interlocuções de Zé Lemes e Luiz Garcia.

—-

Por Aguinel Lourenço da Fonseca Filho, CPT Diocese de Goiás

 

Últimas notícias

CNBB publica nota sobre eventos climáticos extremos e pede correção de...

spot_imgspot_img