Na noite do dia 05 de outubro de 2019, às 19 horas no salão da Igreja Matriz de N. S. de Fátima, no Xixizão, aconteceu a Formatura da turma da Escola de Juristas Populares da Diocese de Goiás. Na oportunidade foram lançados o Livro e o CD “Versos e Proza no Xixá – Zé Mesmos e Luiz Garcia”.
A Escola de Juristas Populares é uma iniciativa da CPT, é um curso de formação para lideranças e agentes populares, que tem como objetivo socializar e multiplicar conhecimentos jurídicos e capacitar os envolvidos para a luta e defesa dos direitos humanos e sua efetivação em sua comunidade, promovendo a socialização de conhecimentos nas áreas em que frequentemente há o envolvimento de lideranças sociais, pastorais e comunitárias. Neste ano a Escola acontece em Itapuranga, com o tema Cidadania, Políticas Públicas e a defesa dos Direitos. A formatura ocorre na última etapa do curso.
O livro Versos e Prosas no Xixá: Zé Lemes e Luiz Garcia, é de autoria de Valtuir Moreira e Cláudio Tavares, traz toda a poética e musicalidade desses dois camponeses, tendo como objeto de suas representações a luta no/do campo, nas comunidades campesinas e sociabilidades que identificaram suas vidas. Ambiências mediatizadas nas assembleias do Sindicato dos Trabalhadores, na luta por saúde pública que em prol povo pobre e batalhador. Também integram esse escopo literário as reminiscências de migração, trazendo consigo um jogo constitutivo da arte narrativa que se representa nas interlocuções de Zé Lemes e Luiz Garcia.
—-
Por Aguinel Lourenço da Fonseca Filho, CPT Diocese de Goiás