InícioNotíciasIgreja DiocesanaPastoral da Sobriedade realiza encontro para capacitar novos agentes

Pastoral da Sobriedade realiza encontro para capacitar novos agentes

A Diocese de Goiás tem um olhar especial para a saúde integral do ser humano, prova disso é o Hospital São Pio X , na cidade de Ceres que há 62 anos está sob seus cuidados procurando fazer uma saúde que tem como centro a pessoa humana criada a imagem e semelhança de  e,  não pautada no mercantilismo.

Na década de 80 surgiram outros desafios nesse campo e, a diocese não hesitou em apoiar o trabalho da Pastoral da Saúde incentivando as hortas medicinais e caseiras que ganharam campo em muitas paróquias da diocese.  Em algumas delas,  o trabalho continua com projetos das plantas medicinais como nas Cidades de Goiás, Ceres, Itaberaí e Itapuranga que produzem medicamentos fitoterápicos com boa aceitação pela população.

A partir dos anos 90, a Diocese de Goiás voltou seu olhar para as vítimas da dependência química e colocou a disposição da população duas chácaras de recuperação, uma na Cidade de Goiás e outra em Itapuranga. Mas o trabalho não limitou- se a isso. Em muitas paroquias da diocese há trabalhos nesse campo, seja por meio do Amor Exigente  ou através da Pastoral da Sobriedade.

Nesse sentido, aconteceu um encontro nos dias 1 e 2 de setembro, na Paróquia São Sebastião em Itaguari-GO “com objetivo de capacitar  agentes para implantação e fortalecimento da pastoral da sobriedade na comunidade daquela cidade”, afirmou Pe. Wellington Paim. Estiveram presentes como assessores, integrantes da Pastoral da Sobriedade do Regional Centro Oeste de Brasília e de Rialma e, participaram  mais de 40 pessoas das cidades de Itaguari, Itapuranga, Uruana, Nova Glória e São Patrício.

A pastoral da sobriedade é uma ação conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas e Casas de Recuperação para através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida pela conversão.

—–

*Por Edivanio Antonio, coordenador da Pascom Diocesana

 

Últimas notícias

CNBB publica nota sobre eventos climáticos extremos e pede correção de...

spot_imgspot_img