Chamada também como ‘Missa da Unidade’, a ‘Missa do Crisma’ como é mais conhecida, é uma celebração que acontece todo ano nas vésperas do início do Tríduo Pascal (Missa da Ceia do Senhor; Celebração da Paixão do Senhor; Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor), que acontece dentro da Semana Santa, a partir da Quinta-feira Santa.
A ‘Missa do Crisma’ pode ser realizada na quinta-feira Santa pela manhã, na quarta-feira à noite e, em alguns lugares a realizam até na terça-feira à noite. Recebe o nome de ‘Missa do Crisma’ devido que nesta celebração o bispo consagra o Óleo do Crisma que, após receber a mistura do Bálsamo (perfume), é consagrado pelo bispo. Este Óleo é utilizado nos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Ordem. Além da Consagração deste Óleo, o bispo ainda abençoa o Óleo dos Catecúmenos e o Óleo da Unção dos Enfermos.
Nesta celebração, todos os sacerdotes fazem também a Renovação de suas Promessas, assumidas no dia de sua Ordenação. Esta renovação vem expressar a comunhão que deve existir entre os padres e seu bispo, junto com os diáconos e todo os fiéis leigos. Indo mais além, expressa a comunhão de toda a Igreja com o Mistério Pascal de Cristo, sua Vida, Paixão, Morte e Ressurreição.
Diocese de Goiás celebrará essa Missa, nesta quarta-feira, 28, às 19h na Catedral Sant’Ana, na Cidade de Goiás. Todos os padres, seminaristas, religiosas e religiosos, leigas e leigos representantes das diversas paróquias da Diocese, vivenciaram juntos esse momento de comunhão de nossa Igreja Particular, com nosso bispo, Dom Eugênio Rixen.