Inspirados pela Campanha da Fraternidade (CF 2018), realizou-se no Centro Diocesano de Pastoral, no dia, 28 de fevereiro, um encontro com educadores que atuam como gestores, coordenadores pedagógicos e assessores da Secretaria Municipal da Educação e da Subsecretaria Estadual da Educação na Cidade de Goiás.
O evento contou com a assessoria da ECOPAZ, uma entidade do sul do Brasil que se dedica a promover ações educativas em prol da cultura de paz. Dom Eugênio fez a abertura do evento, situando-o no contexto da CF 2018, instando todos a se empenharem para solidificar relações de fraternidade e a desenvolverem ações educativas que visem a superação das violências nos espaços escolares.
A seguir, a equipe da ECOPAZ desenvolveu uma oficina de sensibilização do Projeto de Alternativas à Violência (PAV), cuja proposta intenciona a formação e capacitação de facilitadores para a resolução de conflitos e a promoção de cultura de paz nos espaços de convivência.
A proposta teve uma grande receptividade, pela sua metodologia participativa e pela sua filosofia que se traduz como descoberta do poder transformador que emerge do interior de cada pessoa e que pode ser coloca em prol da criação de ambiências saudáveis na convivência social.
Na avaliação, de forma unânime, os participantes solicitaram a continuidade deste projeto, com a realização de todas as etapas que fazem parte do processo formativo.
A intenção da Diocese de Goiás, com mais esta iniciativa é fortalecer a Pastoral da Educação, que ao longo de vários anos vem realizando ações voltadas para a capacitação e formação dos educadores e educadoras.